A
professora Raquel Rosa
Campos Toledo,
do 2º período, 2º turno, solicitou às crianças que trouxessem
rótulos para a sala. Sua intenção era montar várias atividades.
Algumas crianças perguntaram o que era, e ela convidou-os a
descobrir.
Assim
surgiu o projeto “Rótulos”. Na roda a professora combinou com as
crianças que trouxessem embalagens vazias e inteiras de produtos.
Como trouxeram muitas embalagens, planejaram a criação
de um
supermercado. Fizeram
uma votação para escolha do nome do mesmo.
Para apresentar o resultado da votação, montaram
um gráfico de pizza o que permitiu às
crianças visualizarem o nome escolhido que foi a opção
“SUPERMERCADO ACONCHEGANTE”.
Em
seguida, organizaram os produtos pelos critérios de higiene,
alimentação e limpeza e ainda criaram um outro modelo de gráfico.
O gráfico em barras.
Em conversa na roda as crianças sugeriram os preços dos produtos e, com o auxílio da professora e da A.E.I (Auxiliar de Educação Infantil), etiquetaram todos eles.
Uma criança da sala perguntou para a professora sobre a
caixa registradora, então junto com a turma a professora criou um
bilhete coletivo combinando que cada criança faria sua caixa com a
ajuda de um responsável.
Foram muitas
caixas interessantes. Fizeram uma exposição das mesmas e de todo o trabalho.
Dando
sequência ao projeto, conversamos sobre as formas de pagamentos
utilizadas em um supermercado de verdade.
Conversaram
a respeito da nossa unidade monetária, o Real (R$) e também sobre
outras formas de pagamento: cheque e o cartão de crédito.
Definimos que no Supermercado Aconchegante a única forma de
pagamento seria o dinheiro. Para fins didáticos usamos cédulas de
brinquedo.
Nesta
atividade aprenderam a verificar as instruções dos rótulos como:
marca, validade, órgão de inspeção, informação nutricional.
Após
montado o Supermercado resolveram colocá-lo em funcionamento. A professora convidou duas crianças, onde um faria a compra de até
cinco produtos do supermercado e receberia em dinheiro:
- 1 nota de R$ 2,00,
- 1 nota de R$ 5,00;
- 1 nota de R$ 10,00;
- 1 nota de R$ 20,00;
- 1 nota de R$ 50,00.
A
outra criança, ficaria no quadro branco com a caneta, registrando os
objetos comprados pelo amigo, em seguida o caixa deveria somar e
registrar o total da compra, logo o comprador utilizaria suas notas
para pagar suas compras e o caixa deveria dar o devido troco.
Aprenderam
ainda sobre as diversas formas de pagamentos: dinheiro, cheque e
cartões.
Ainda
nesta atividade visitaram um supermercado do Bairro para observar o
resultado na prática. Lá observaram as seções, os preços, os
rótulos.
Como
a maioria dos pais doou R$3,00 (três reais), puderam fazer compras. Compraram:
refrigerante, presunto, queijo prato, pão de forma. Sobrou troco e
com ele compraram ingredientes para um lanche diferente: sanduiche com refrigerante e
no dia seguinte seria bolo de
cenoura com cobertura de chocolate e suco de manga.
A
professora Raquel levou os ingredientes para casa e no dia seguinte
trouxe o bolo pronto. O lanche foi outro sucesso.
No
dia das reunião de pais algumas crianças explicaram para eles todo
o trabalho que estava sendo desenvolvido na sala.
Além
do supermercado, foram feitas várias atividades como:
Alfabeto
dos rótulos.
Boliche
dos rótulos.
Jogo
da memória