sexta-feira, 28 de junho de 2013

Rótulos, quantas possibilidades!

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A professora Raquel Rosa Campos Toledo, do 2º período, 2º turno, solicitou às crianças que trouxessem rótulos para a sala. Sua intenção era montar várias atividades. Algumas crianças perguntaram o que era, e ela convidou-os a descobrir.
Assim surgiu o projeto “Rótulos”. Na roda a professora combinou com as crianças que trouxessem embalagens vazias e inteiras de produtos. Como trouxeram muitas embalagens, planejaram a criação de um supermercado. Fizeram uma votação para escolha do nome do mesmo. Para apresentar o resultado da votação, montaram um gráfico de pizza o que permitiu às crianças visualizarem o nome escolhido que foi a opção “SUPERMERCADO ACONCHEGANTE”.


Em seguida, organizaram os produtos pelos critérios de higiene, alimentação e limpeza e ainda criaram um outro modelo de gráfico. O gráfico em barras.


Em conversa na roda as crianças sugeriram os preços dos produtos e, com o auxílio da professora e da A.E.I (Auxiliar de Educação Infantil), etiquetaram todos eles.



 Uma criança da sala perguntou para a professora sobre a caixa registradora, então junto com a turma a professora criou um bilhete coletivo combinando que cada criança faria sua caixa com a ajuda de um responsável.
Foram muitas caixas interessantes. Fizeram uma exposição das mesmas e de todo o trabalho.

Dando sequência ao projeto, conversamos sobre as formas de pagamentos utilizadas em um supermercado de verdade.
Conversaram a respeito da nossa unidade monetária, o Real (R$) e também sobre outras formas de pagamento: cheque e o cartão de crédito. Definimos que no Supermercado Aconchegante  a única forma de pagamento seria o dinheiro. Para fins didáticos usamos cédulas de brinquedo.

Nesta atividade aprenderam a verificar as instruções dos rótulos como: marca, validade, órgão de inspeção, informação nutricional.
Após montado o Supermercado resolveram colocá-lo em funcionamento. A professora convidou duas crianças, onde um faria a compra de até cinco produtos do supermercado e receberia em dinheiro:
  • 1 nota de R$ 2,00,
  • 1 nota de R$ 5,00;
  • 1 nota de R$ 10,00;
  • 1 nota de R$ 20,00;
  • 1 nota de R$ 50,00.
A outra criança, ficaria no quadro branco com a caneta, registrando os objetos comprados pelo amigo, em seguida o caixa deveria somar e registrar o total da compra, logo o comprador utilizaria suas notas para pagar suas compras e o caixa deveria dar o devido troco.






Aprenderam ainda sobre as diversas formas de pagamentos: dinheiro, cheque e cartões.
Ainda nesta atividade visitaram um supermercado do Bairro para observar o resultado na prática. Lá observaram as seções, os preços, os rótulos. 








 
Como a maioria dos pais doou R$3,00 (três reais), puderam fazer compras. Compraram: refrigerante, presunto, queijo prato, pão de forma. Sobrou troco e com ele compraram ingredientes para um lanche diferente: sanduiche com refrigerante e
 no dia seguinte seria bolo de cenoura com cobertura de chocolate e suco de manga.
A professora Raquel levou os ingredientes para casa e no dia seguinte trouxe o bolo pronto. O lanche foi outro sucesso. 


No dia das reunião de pais algumas crianças explicaram para eles todo o trabalho que estava sendo desenvolvido na sala.





Além do supermercado, foram feitas várias atividades como:
Alfabeto dos rótulos.


Boliche dos rótulos.



Jogo da memória



Projeto: A Terra do Brasil

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A professora Deborah de 2º período da Educação Infantil - Idade 5 e 6 anos  - C.M.E.I Cirandinha, percebeu a necessidade de mostrar aos alunos a variedade de locais existentes no planeta e, especificamente, no país, já que eles estão em contato com notícias, TV e internet o tempo todo. Além disso, seu foco é em especial o Brasil porque é onde moramos e, na maioria dos casos, vemos que os alunos não tem a dimensão do que é o Brasil, o que ele representa para nós. Dessa forma, seus alunos irão conhecer Volta Redonda e inserir a cidade dentro do Rio de Janeiro e do Brasil, além de localizar a própria escola neste contexto.
Por fim estudarão também a cultura brasileira, colocando o foco em coisas que percebemos com o mundo tecnológico de hoje, como parlendas, histórias e músicas das regiões brasileiras.

Inicialmente trouxe como novidade embrulhada, um mapa do Brasil.
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(Os alunos identificaram que era um mapa, mas não sabiam de onde era. Assim a professora passou para casa uma pesquisa para que descobrissem de onde era aquele mapa)
Assim as crianças trouxeram além da resposta, vários mapas.

E daí surgiu o Projeto: A Terra do Brasil .

Em outro momento a professora os levou ao laboratório de Informática para pesquisar no google mapas e, utilizando o projetor de multimídia fizeram a seguinte "viagem":







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Começaram visualizando o mapa-mundi e a cada clique aproximaram do Brasil, localizaram o Rio de Janeiro e em seguida Volta Redonda. 










Continuaram por este caminho, localizaram os bairros próximos e o bairro onde estudam, Vila Brasília, chegando até a escola.






Para eles tudo foi tão nítido que um perguntou se poderiam entrar...
Em seguida, fizeram o caminho inverso, saindo da escola, passando pelo bairro e assim chegaram novamente ao mapa-mundi.

Esta atividade serviu para os alunos perceberem que dentro do Brasil existem muitas cidades, inclusive a deles. E que o Brasil se encontra no planeta Terra. Que mapa serve para encontrar lugares. Inclusive responderam a dúvida se “Aparecida em São Paulo é uma cidade.”
Caminhando com o projeto resolveram fazer uma viagem ao município vizinho que é Barra Mansa.
Queriam mesmo era ir para um local longe, de avião, mas analisando o valor das passagens e tudo mais, decidiram pela viagem próxima que está dentro da possibilidade de todos . Combinaram que irão de Van e agendaram todo o percurso: Biblioteca Municipal, Jardim das Preguiças e Fazenda da Posse. Esta é a primeira construção de Barra Mansa que foi concluída em 1768.