Imaginação
e Geometria
A
professora Elaine de Souza Sampaio utilizou o livro “ Não é uma
caixa” - autor: Antoinette Portis, tradução: Cassiano Elek
Machado com o objetivo de despertar nos alunos a atenção para a
forma de uma caixa, seus lados e tamanho.
Segundo
Paulo Tatit “ Em Não é uma caixa vemos dois mundos que convivem
diariamente em nossas vidas: O da infância ( no qual a imaginação
é o que conta), e o mundo sério da maturidade.
À
medida que crescemos, uma caixa vai se tornando apenas uma caixa. Mas
nunca perdemos a capacidade de voltar a sentir, ainda que por alguns
minutinhos, aquele delicioso faz de conta. Por isso é tão gostoso
passear nas páginas deste livro, onde esses dois mundos se encontram
e se divertem juntos.”
A
atividade foi a seguinte: Após ouvirem a história, os alunos foram
separados em três grupos e cada grupo recebeu uma caixa grande.
A
professora recontou a história e sugeriu que cada grupo resolvesse o
que faria com a sua. Para tal, utilizaram sucatas variadas, observando
suas formas e cores. Com a diversidade de materiais concretos os
alunos experimentaram, escolheram e trocaram informações para
decidir o que fazer e como, em posse destes materiais.
Assim
surgiram ao final da atividade: Um robô, um carro e um foguete.
Após
esta construção assistiram, no Laboratório de Informática, um
desenho com o nome:
“O homem que amava caixas”
Este
fala de um homem que não sabia demonstrar seu amor ao filho. Juntava
caixas de várias formas e tamanhos e com elas construía brinquedos
diversos para o filho. Esta foi a forma de conseguir demonstrar o seu
amor.
O endereço é:
http://www.youtube.com/watch?v=kYTM02gZArw.
O endereço é:
http://www.youtube.com/watch?v=kYTM02gZArw.
Em
seguida a professora ofereceu às crianças caixas para que eles
construíssem o que quisessem na mesa de atividade livre.
Algumas
construções encontram-se ilustradas abaixo.