sexta-feira, 26 de julho de 2013

Imaginação e Geometria


Imaginação e Geometria
A professora Elaine de Souza Sampaio utilizou o livro “ Não é uma caixa” - autor: Antoinette Portis, tradução: Cassiano Elek Machado com o objetivo de despertar nos alunos a atenção para a forma de uma caixa, seus lados e tamanho.



Segundo Paulo Tatit “ Em Não é uma caixa vemos dois mundos que convivem diariamente em nossas vidas: O da infância ( no qual a imaginação é o que conta), e o mundo sério da maturidade.
À medida que crescemos, uma caixa vai se tornando apenas uma caixa. Mas nunca perdemos a capacidade de voltar a sentir, ainda que por alguns minutinhos, aquele delicioso faz de conta. Por isso é tão gostoso passear nas páginas deste livro, onde esses dois mundos se encontram e se divertem juntos.”
A atividade foi a seguinte: Após ouvirem a história, os alunos foram separados em três grupos e cada grupo recebeu uma caixa grande.
A professora recontou a história e sugeriu que cada grupo resolvesse o que faria com a sua. Para tal, utilizaram sucatas variadas, observando suas formas e cores. Com a diversidade de materiais concretos os alunos experimentaram, escolheram e trocaram informações para decidir o que fazer e como, em posse destes materiais.






















Assim surgiram ao final da atividade: Um robô, um carro e um foguete.

Após esta construção assistiram, no Laboratório de Informática, um desenho com o nome: 
“O homem que amava caixas” 
Este fala de um homem que não sabia demonstrar seu amor ao filho. Juntava caixas de várias formas e tamanhos e com elas construía brinquedos diversos para o filho. Esta foi a forma de conseguir demonstrar o seu amor.
O endereço é:
http://www.youtube.com/watch?v=kYTM02gZArw
Em seguida a professora ofereceu às crianças caixas para que eles construíssem o que quisessem na mesa de atividade livre.
Algumas construções encontram-se ilustradas abaixo.