sexta-feira, 23 de agosto de 2013

Bichos Legais.


Sala Laranja Professora: Carina Borges de Sá
A.E.I.: Monique
Projeto Bichos Legais
O projeto surgiu através do interesse dos alunos pelos animais observados em vários momentos inclusive em sala. Ficaram encantados com o mural do turno da tarde que estava estudando animais de estimação.
Em conversa na roda, os alunos sugeriram os animais que seriam estudados (Cavalo,Cobra, Peixe, Cachorro e Piriquito), depois fizemos uma votação para escolher o nome do projeto. A partir daí criaram um gráfico com as informações obtidas e o analisaram

Gráfico das sugestões de nome para o projeto
 



Depois de resolvido o nome. Fizeram um cartaz com os bichos legais que vamos estudar, com fotos dos animais.
Dando sequência ao projeto, o aluno João Pedro trouxe para novidade do dia uma pele de cobra, que foi o detonador do Projeto, começamos estudar sobre as cobras.



Conversamos sobre as cobras, o que sabemos sobre elas e o que queríamos saber. Resolvemos fazer uma pesquisa na internet utilizando o projetor de multimídia, para conhecermos melhor esse animal.
Pesquisa no Laboratório de informática



A professora Carina, pesquisando sobre o assunto na internet, achou a história da Cobra Mariela e juntamente com história a ideia de fazer uma cobra para visitar a casa dos alunos. Então trouxe como novidade embrulhada uma cobra.



A professora Carina apresentou para turma a Mariela da Sala Laranja, e com a ajuda dos alunos, Mariela contou sua história...
Depois de conhecer a história
de Mariela a cobra banguela.
cada aluno(a) leva a Mariela para
casa e conta a história dela




Em conversa na roda, as crianças falaram características das cobras do canto da ciência da nossa sala.



Em seguida, pegamos emprestadas cobras de outras salas para que os alunos relacionassem número e quantidade.

Na roda, com a professora, os alunos utilizaram suas caixas da matemática e cada um fez uma cobra. Em seguida, contaram quantos objetos utilizaram para fazê-la.



Fizemos também uma cobra com materiais recicláveis que os alunos trouxeram. Para ficar em nossa sala.








Sólidos Geométricos na Educação Infantil


A professora Vanessa  Herdy do 1º período, também trabalhou em sala com os sólidos geométricos visando que as crianças compreendessem suas propriedades básicas, conhecessem os nomes de alguns deles, identificassem suas diferenças e semelhanças a partir da observação e exploração dos materiais presentes no seu cotidiano (sucatas) e ainda reconhecessem que os sólidos geométricos são formados pela composição de figuras planas.
Para tal apresentou a esfera, o cilindro, o cone, o cubo, paralelepípedo e a pirâmide.
Observaram e analisaram cada um. Depois separaram sucatas em cada elementos dos sólidos. Viram os que rolam e os que não rolam etc. 



Em seguida, fizeram a planificação de cada um. Manipularam os sólidos e suas planificações, podendo assim observar cada detalhe.

 
 As crianças planificaram o cilindro


                                       e também o paralelepípedo


Viram ainda a construção e reconstrução do cubo.



Fizeram também um jogo, uma adaptação do "Batata Quente". Enquanto cantavam, passavam de mão em mão uma sacola com os sólidos geométricos estudados. Quando a música parava, a criança que estivesse com a sacola nas mãos deveria pegar um sólido e dizer seu nome.

  Por último as crianças criaram duas histórias seriadas com os mesmos e ilustraram.
                                     As meninas criaram a que se encontra ilustrada abaixo:
Era uma vez um Senhor Redondo que estava passeando na floresta.
No caminho encontrou o Senhor Chapéu. Eles se cumprimentaram e foram passear juntos.
No meio da floresta acharam um castelo.
Eles entraram lá dentro e tinha uma cama que era da princesa. Eles deitaram nela, pois estavam muito cansados e dormiram um tempão.
 
Derrepente, a Dona Televisão deu um espirro tão forte e ligou no volume tão alto que acordou o Senhor Redondo e o Senhor Chapéu assustados.
A princesa chegou e encontrou-os em seu quarto e perguntou quem eram e o que estavam fazendo lá.
O Senhor Redondo explicou que estavam passeando na floresta, encontraram o castelo, entraram nele e acabaram dormindo na cama, pois estavam muito cansados. Depois de tudo resolvido a princesa chamou-os para brincar no castelo.
Foi criada ainda outra história pelos meninos que não queriam falar de princesa mas de dinossauros. O nome é "O pique-esconde dos dinossauros" que não se encontra ilustrada aqui.