quinta-feira, 20 de março de 2014

Portfolio na Educação Infantil


Podemos dizer que portfolio na educação infantil é o registro de todo o caminhar das crianças, com suas particularidades, suas individualidades, seus interesses, enfim, seu aprendizado.
A preocupação não é colar um monte de folhas com desenhos das crianças, pois isto significa amostra de trabalho, mas a evolução do desenvolvimento das crianças.
O portfolio é da criança e portanto sua construção é feita com ela. Assim elas escolhem junto com a professora o que deve fazer parte do mesmo. E muitas vezes chegam para a professora com algum trabalho feito em sala ou em casa e dizem: -É para colocar no meu portfolio.
A professora também observa-as no dia a dia e registra este caminhar, seja através de fotos, registro escrito, desenhos, anotações que os pais enviam a respeito do envolvimento e ou evolução da criança etc anexando-os ao mesmo.
A professora Elaine Sampaio, do 2º período, os levou a opinar até mesmo quanto a escolha da capa de cada um.
Foi apresentado a elas as técnicas feitas durante o ano e cada uma escolheu a que gostaria que fosse para a capa. Em seguida criaram um gráfico e assim, até quando escolheram a capa trabalharam matemática, contando quais foram as mais escolhidas e leram o mesmo.  O gráfico feito na roda foi digitado e colado no verso da capa do portfolio das crianças.