sexta-feira, 19 de dezembro de 2014

Crianças de Educação Infantil viajando pelas "Coisas Antigas do Mundo"

PROJETO “AS COISAS ANTIGAS DO MUNDO” E A VISITA AO MUSEU DA QUINTA DA BOA VISTA

No segundo semestre de 2014, a turma de 2º período da sala amarela, professora Deborah Borges – 1º turno, iniciou o projeto “As coisas antigas do mundo” a partir das falas dos alunos a respeito de dinossauros e pirâmides que tinham visto em um livro levado por uma das alunas. Depois dessas observações feitas pelos alunos, a professora levou como detonador do projeto o globo terrestre. E, ao explicar que moramos no planeta Terra, os alunos foram falando o que já sabiam sobre ele e outras questões foram surgindo.
A partir de então, várias perguntas foram feitas, como: “De onde vem o planeta?”, “Por que os dinossauros morreram?” e “Quem fez as pirâmides”. A partir destas e de outras indagações, começamos nossas pesquisas e atividades. Essas pesquisas e atividades foram realizadas através de documentários, filmes, livros, pesquisas na internet e explicações feitas pela professora. Além disso, muitos alunos também trouxeram novidades, como livros, imagens e objetos relacionados ao projeto. Dessa forma, nossas atividades foram muito ricas, pois utilizamos de diversos meios de pesquisas e contamos com a contribuição das crianças. Então, um dos alunos, o Luiz Henrique, sugeriu que visitássemos um museu. Colocamos sua sugestão no quadro de cognição, porém havia toda uma problemática de se levar uma turma de segundo período para o Rio de Janeiro.
Conforme o projeto foi seguindo, e os alunos foram respondendo às indagações iniciais, sobre o surgimento do planeta; a extinção dos dinossauros; a vida dos homens das cavernas e a construção das pirâmides, observamos a necessidade de se colocar este conhecimento em prática e a possibilidade de levá-los ao museu citado no título.
Dessa forma, realizamos uma reunião de pais para expor a situação e pedir a opinião deles. A maioria foi a favor e assim organizamos a excursão com ônibus, com pais indo acompanhar além do piquenique que faríamos ao chegar.
No dia dezoito de novembro, a turma foi junto com a professora Deborah, as auxiliares Monique e Cristina e também um grupo de mães que ajudaram a tomar conta das crianças.
O passeio foi muito bom! Os alunos tiveram contato com fósseis de dinossauros, com um meteorito, com fósseis de animais pré-históricos e, é claro que não poderia faltar, com múmias e relíquias do Egito Antigo. As crianças ficaram encantadas com tudo o que viram. A cada sala visitada, mais indagações e exclamações surgiam. “Olha, tia, o fóssil de um dinossauro herbívoro!”, ou “Olha, o sarcófago dessa múmia tem hieróglifos dentro!”. Assim, pudemos observar que todo o conhecimento transmitido aos alunos estava sendo colocado em prática, pois eles reconheceram todas as coisas estudadas em sala de aula.

 No dia seguinte ao passeio, fizemos uma avaliação de como ele havia sido. A alegria das crianças ao contar o que gostaram foi muito legal e cada um falou o que mais gostou de ver, sendo os fósseis de dinossauros e as múmias os mais populares entre as crianças.












Pequenos Escritores da Sala Laranja


A sala laranja, da professora Carina Borges, começou o ano conhecendo os meios de transporte e a turma fez várias atividades, mas uma das que mais gostou foi a visita dos ciclistas super heróis na salinha. No segundo semestre viajou pelo mundo mágico dos livros, realizou diversas atividades: visitou a biblioteca do Colégio Estadual Brasília que fica nas proximidades do C.M.E.I Cirandinha, fez entrevistas, conheceu diversos livros e histórias. E para finalizar o ano letivo, cada um se tornou um autor fazendo seu próprio livro. Foi realizada uma Manhã de autógrafos com a apresentação para os convidados e homenageados do dia. 
 Aguardando o momento do início da apresentação
 Cantando para os pais a música leitura que se encontra abaixo.
                                   Resultado da produção das crianças.

Leitura

Xuxa

De repente naveguei
Como o pirata da perna de pau
Num instante me encontrei
Defendendo jacaré no pantanal
Em seguida eu vivi
Uma história de amor ao luar
Cada dia uma aventura
A leitura faz a gente viajar
É bom voar nas asas da imaginação
É alimentar o corpo, a mente e o coração (Bis)
Lendo a gente pode ser
Tudo aquilo que a gente sonhar
Se conhece o mundo inteiro
Sem ao menos sair do lugar
Conhecemos as pessoas
E o que existe entre o céu e o mar
E numa lição de vida
Aprender pra depois ensinar