sexta-feira, 28 de agosto de 2015

Caixas podem servir para aprendizagem

ATIVIDADES DESENVOLVIDAS PELA PROFESSORA SIMONE MILITÃO E AUXILIAR CAMILA SIVA COM A TURMA DO MATERNAL 3, NO C.M.E.I CIRANDINHA

CAIXAS, CAIXINHAS E CAIXÕES… TUDO É APRENDIZADO

OBJETIVOS:
*desenvolver o pensamento lógico-matemático através de atividades com caixas.
*utilizar caixas e o corpo para resover situações-problema.
*desenvolver noção espacial e perceber-se no espaço
*desenvolver noções de tamanho: pequeno, grande, dentro, fora, maior, menor.
*desenvolver noções de quantidade.
*desenvolver o equilíbrio.

DESENVOLVIMENTO DAS ATIVIDADES E SUGESTÕES
Na roda expôs as caixas e fez questionamentos aos alunos como: após pegar uma caixa pequena.
-o que cabe dentro dela?
Pegou uma grande e fez a mesma pergunta.
Após ouvir os comentários propôs os seguintes desafios: a caixa pequena, cabe dentro da grande? E a grande cabe dentro da pequena?
-quantas caixas são necessárias para ficar da sua altura?

SUGESTÕES
-pode-se propor agrupamentos de caixas de acordo com um critério.
-fazer um circuito.
-explorar mais a caixa em relação ao corpo: quem é maior, você ou a caixa?
-você cabe dentro da sua caixa?
-vamos entrar dentro de sua caixa?
-vamos entrar na caixa de dois em dois? De três em três? (até não caber mais.)
-quem consegue deitar dentro de sua caixa?
-vamos andar com a caixa na cabeça? Equilibrando, tampando os olhos…
-vamos fazer uma montanha de caixas? Quem consegue pular a montanha?
-vamos fazer um trenzinho com as caixas?
-quem tem a caixa menor vai ser o maquinista.
-quem consegue empurrar o colega na caixa?
-temos quantas caixas grandes? Quantas pequenas?
-podemos cantar uma música do trenzinho














 
 




 








 
Sugiro também que os colegas levem suas caixas para casa e que lá façam atividades com a família. O responsável pode registrar e mandar para a professora.
-cada criança também pode pintar a sua caixa, enfeitá-la e até criar uma história com a mesma.
Use sua criatividade e boa sorte.