quinta-feira, 5 de maio de 2016

Dengue também é assunto da Educação Infantil



                    Uma luta contra um mosquito
Em 25/02/2016 após receber um panfleto de combate a dengue, a professora Raquel Rosa, da sala vermelha, 2º período, iniciou um questionamento na roda sobre quem transmite a  dengue. As crianças ficaram em dúvida, então ela pediu que cada um votasse dando sua opinião, sobre quem é o transmissor da doença: macho, fêmea ou os dois.




























Fizeram um gráfico de Barras com votação sobre seu possível transmissor: macho, fêmea ou os dois.
Depois da construção do gráfico as crianças fizeram pinturas com guache sobre o combate à dengue.

CONCLUSÃO:
      Através do gráfico de barras feito pela votação das crianças perceberam que a maior votação foi que os dois são transmissores .

   No dia seguinte 26/02/2016 fizeram uma pesquisa na internet e descobriram que o verdadeiro transmissor da Dengue é a FÊMEA.





























segunda-feira, 2 de maio de 2016

O Brasil e suas regiões

Projeto: As Regiões do Brasil ( período de 03/03 à 15/04/2016) 
Sudeste
A professora Raquel Rosa de Campos Toledo, do 2º Período iniciou o projeto após uma criança mostrar sua agenda e falar que lá tinha um mapa. A professora então questionou aos amigos se sabiam o que era e para que servia. Como não souberam a resposta, iniciaram o Projeto “As Regiões do Brasil”. Começaram pela região Sudeste.  A professora pediu que pesquisassem em casa informações sobre as regiões.
Relatos da professora: Chegou um mapa do Brasil com as divisões das regiões. Apresentei cada uma delas e descobrimos que no total são cinco: Sudeste, Norte, Nordeste, Centro-oeste e Sul.
Combinamos começar a estudar pela região Sudeste.

Apresentei o mapa para cada criança e cada um separou as regiões pintando de cores diferentes e montando a legenda. Com essa atividade conheceram a função de uma legenda.   Aproveitando a atividade as crianças localizaram o Rio de Janeiro na região sudeste.  Conhecemos também todos os estados dessa região: Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais e Espírito Santo.

A professora trouxe para sala a música “O barquinho” apresentando o ritmo Bossa nova. Cantamos a música, conhecemos a letra e depois fizemos a dobradura do barquinho com ele também conhecemos a letra B.







Com as pesquisas chegaram os nomes de comidas típicas da região: bolinho de carne, feijoada...Então pesquisamos a receita da feijoada, descobrimos que é um prato típico de Minas Gerais. A professora leu a receita e combinaram de fazer esse prato.  Primeiro resolveram fazer um bilhete coletivo para pedir os ingredientes e pedir autorização do responsável para fazer o passeio a casa de uma colega onde comeríamos o prato típico.
                                                  
                                                  BILHETE COLETIVO

                
   Feijoada


Aproveitamos para conhecer a letra F de feijoada, com a parlenda (um dois,feijão com arroz...)
Enquanto aguardávamos nosso passeio pesquisamos no site da Nova Escola as brincadeiras regionais: briga de galo, laranjas-maduras, Dom Frederico, Caracol,
Após aprender as regras das brincadeiras brincamos durante a recreação na área externa.
Outra atividade sugerida pela professora foi uma pesquisa dos ritmos musicas da região. Foram para o Laboratório de Informática e descobriram que os ritmos mais tocados são Bossa nova, Pagode e Samba.

                                     
A professora trouxe uma música para cada ritmo Bossa Nova (Garota de Ipanema), Pagode (Caraca Moleke) e Samba (O coisinha do pai).
Aprendemos as letras das músicas e percebemos as diferenças nos ritmos.
Descobrimos que o chocalho é um instrumento muito tocado nas músicas de Samba e pagode e resolvemos confeccionar o instrumento.  A professora pediu para que trouxessem de casa sementes, grãos e potes de iogurte vazios.
Combinamos então, fazer uma apresentação com cada ritmo mais tocado nessa região, samba, pagode e bossa nova.
Fizemos novamente outro bilhete combinando a data da apresentação e o traje a ser usado, combinamos assim:
Para a apresentação de Bossa Nova as meninas desfilaram com traje de banho e os meninos cantaram.  No pagode montamos alguns pares que fizeram a coreografia da dança e os demais colegas cantaram.  Já no samba algumas meninas dançaram e os demais colegas tocam  os chocalhos confeccionados por eles e o pandeiro.

                               Apresentação - Bossa Nova

                       



                                                                 Pagode
                     

                               

Samba









REGIÃO NORDESTE
CAIXA ALFABÉTICA
A caixa alfabética também foi explorada ao estudarem a região citada.Após levá-la para casa a Melissa trouxe vários objetos que iniciam com a letra M do seu nome e criou várias adivinhas para que os colegas descobrissem os objetos, como por exemplo: “ O que é, o que é, começa com a letra M e é um dos meios de transporte mais usados da Região Nordeste?” MOTO.


A aluna Aurora trouxe de Novidade Embrulhada para a sala um Mapa do Brasil de quebra-cabeças com as divisões das regiões de acordo com o nosso projeto:”As regiões do Brasil”.


Gráfico de Pizza
Ao trabalharmos com o projeto: ”As Regiões do Brasil” descobrimos algumas brincadeiras da Região Nordeste: Morto-vivo, corda, dança das cadeiras, bolinha de gude, garrafão, pedra, papel e tesoura...
Após aprendermos as regras de cada brincadeira, as mesmas foram feitas no pátio externo. Também foi feita uma votação com as crianças entre quatro brincadeiras da região nordeste para iniciar um gráfico. As brincadeiras mais votadas foram: pedra, papel e tesoura, corda, morto-vivo e dança das cadeiras.

Em seguida foi explicado que o nome de pizza se dá pela forma redonda do gráfico e o número de partes é a quantidade de crianças que votaram, então junto com eles foi dividido e ao mesmo tempo mostrado e construído a legenda.
Ao final chegamos a conclusão que a brincadeira preferida da sala vermelha da Região Nordeste foi a Pedra, papel e tesoura.



ARRAIÁ NORDESTINO
Estudando a Região Nordeste descobrimos os principais pratos típicos e resolvemos experimentá-los junto com sua principal festa do Nordeste, o São João.
Na preparação do Arraiá foi confeccionado Bandeirinhas para decoração da sala para nosso Arraiá Nordestino.









ENTREVISTA COM A MÃE BÁRBARA
A mãe de nossa Colega Lorena veio nos ajudar a aprender mais coisas sobre a região Nordeste, pois ela é de origem nordestina. Para que o aprendizado fosse bem fixado ela trouxe frutas, legumes para que as crianças experimentassem e percebessem a diferença de uma região para a outra.







Depois da entrevista com a mãe da colega de sala e explicações sobre a Região Nordeste, a professora questionou as crianças sobre o que tinham aprendido e registrou no blocão.

CANJICA
Um dos pratos típicos da Região Nordeste. A professora falou para as crianças a receita e o modo de preparo e registrou no quadro branco. (Gênero Textual – Receita)



Ainda trabalhando com gêneros textuais descobriram que as capas dos cordéis são feitas de apenas uma cor. Então, resolveram confeccionar em sala uma capa de cordel. Desenho realizado no isopor com lápis e depois carimbado com tinta guache no papel.
CAPA CORDEL NORDESTINO FEITO PELAS CRIANÇAS
Feito em placa de isopor, furado com lápis e pintado com guache marrom. Carimbado em folha amarela, pois aprendemos que as capas possuem apenas duas cores a do papel e da tinta.



Após aprenderem a Literatura de cordel do Nordeste. A professora em 16/05/2016 desafiou as crianças a criarem um cordel da sala vermelha contando sobre o conteúdo aprendido sobre a região. Primeiro as crianças foram falando e ela foi registrando no quadro em seguida tentaram fazer as rimas. (Gênero Textual – Rimas)

O resultado ficou assim:
Minha terra nordestina

Minha terra nordestina
Tão formosa, parece uma menina.
Gosta de uma festa, vestidos coloridos, de dançar levantando poeira,
Comida farta, milho cozido na fogueira
O forró é arredado,
Tem muito ritmo e gingado.
O São João é aminado e o Axé é badalado.
Terra seca ensolarada
Castigada pela seca, mas com uma gente solidária e abençoada!
Tem sabor de caju, fruta do conde, suco de jenipapo e melancia.
Brincadeiras de criança, morto-vivo, bolinha de gude, diversão de noite e de dia!
Aqui não tem luxo, cabeça, pé, orelha, tudo vai pra panela.
Quando mata um boi, se come tudo, da tripa até a costela!
Aqui tem um povo forte, trabalhador.
Que ainda criança, aprende a usar sombrinha e roupa comprida pra se proteger do calor.
Tudo começa na Bahia, passando por Sergipe e Alagoas.
Paro pra abastecer minha moto em Pernambuco e vou dormi na Paraíba, capital João Pessoa.
Rio Grande do Norte, de bicicleta, até o Ceará.
Pedalando pelo Piauí , no Maranhão eu vou chegar!


Bilhete construído coletivamente enviado para casa.
Sr. Responsável,
A Sala Vermelha está estudando a Região Nordeste.
Já aprendemos dessa região: as brincadeiras, comidas, literatura e danças.
Dia 24/05 (Terça-feira) iremos fazer nosso “Arraiá Nordestino” com decoração e comidas dessa região. Para poder vivenciar essa realidade as crianças deverão vir neste dia vestidos com traje caipira (nordestino).
Desde já agradecemos por sua participação.

Em outro momento foi feito outro bilhete envolvendo os pais nas atividades da sala.

Bilhete enviado para casa
Sr. Responsável,
Estudando nosso projeto: “As Regiões do Brasil”, estamos concluindo a Região Nordeste. Para fechamento precisamos de sua parceria ajudando seu filho(a) a construir um boneco gigante de Pernambuco. Até tentamos iniciar em sala de aula, mas devidos a muitos imprevistos não tivemos sucesso.
Esses bonecos serão utilizados posteriormente em exposição do nosso projeto.
A data de entrega será 16/06/2016 (quinta-feira) da próxima semana.
Desde já agradeço por sua compreensão e participação.
Observação: O trabalho poderá ser realizado em equipe. (favor colocar os nomes).

Os bonecões de Pernambuco foram feitos e ficaram muito bonitos. O desfile se deu no dia 29/06/2016 com a presença das crianças das outras salas, funcionários da escola e responsáveis pelas crianças da turma.
O DESFILE


















Foi apresentado também um cordel e dança de forró, um evento forte na região.









Também ficou exposto no pátio, um mural onde se podia ver o andamento do trabalho.