quinta-feira, 18 de agosto de 2016

Alimentação é estudo na Educação Infantil com projeto: "Conquistando os Alimentos"


Projeto “ Conquistando os alimentos”

A turma da sala laranja, da professora Carina iniciou o projeto: “CONQUISTANDO OS ALIMENTOS” depois que observaram através de uma pesquisa, que a maioria dos alunos não conheciam alguns alimentos importantes para o desenvolvimento sadio do corpo. Alimentavam somente de arroz no almoço.

O detonador do projeto foi um teatro com fantoche que contou a história: “ O que a Chapeuzinho Vermelho leva na sua cesta?”

Em seguida fizeram uma degustação com os olhados vendados, quando os alunos tentaram adivinhar o alimento que estavam consumindo. Entre os alimentos tinha abóbora, cenoura, jiló, batata doce, couve, e foi bem interessante, pois assim que puderam ver a maioria quis experimentar novamente.

 


Durante o projeto realizaram diversas atividades:
-Pesquisa na Internet sobre quais vitaminas encontramos nos alimentos e de onde eles vêm.
-Elaboraram uma receita: A turma criou a receita: Suco Misturado.
-Elaboraram um bilhete aos pais pedindo autorização para irem ao hortifruti comprar os ingredientes. Foram, compraram e fizeram a receita na sala.


-Realizaram em casa uma pesquisa sobre os rótulos e os alunos os trouxeram para o alfabeto dos rótulos.
-Fizeram carimbos com frutas e legumes.
-Os alunos conheceram trabalhos da pintora Tarsila do Amaral e realizaram releituras das suas obras: A feira (cada um desenhou sua barraca de feira) e o vendedor. Em conjunto criaram uma tela como painel para fotos. Foi pintada por eles utilizando um TNT e guache.




e a família (cada criança desenhou sua família).
-Realizaram atividades como: novidade embrulhada, parlenda, versos, trava-línguas, caixa surpresa,

nela continha arroz, bolo e doces e histórias relacionadas ao tema.
No pátio fizeram uma pesquisa sobre quais são as brincadeiras saudáveis e fizeram um gráfico das brincadeiras favoritas das crianças.
Visitaram a horta da escola e pediram à diretora para limpá-la porque estava muito cheia de matos.
A mãe da aluna Letícia veio à  sala para fazer a receita do cupcake, onde cada aluno confeitou o seu próprio.








Durante o projeto criaram também um caderno de receitas. Cada aluno levou para casa e juntamente com a família confeccionou uma receita de sua preferência e ao final do projeto cada um levou para casa um caderno contendo 29 receitas.
Para encerrar o projeto os alunos criaram uma história com um pouco do que aprenderam e apresentaram para todas turmas da escola do primeiro turno e para os pais. A apresentação se encerrou com a dança da música: Batidão da Alimentação.