terça-feira, 9 de julho de 2019

Voa borboleta, voa!


A turma de 1º período, da professora Maria Aparecida e da auxiliar Marta, trabalharam a atividade “Construção de um borboletário”
Na escola tem uma árvore que foi infestada por lagartas que caíram pelo pátio em grande quantidade. As crianças e a professora envolvidas com tantas lagartas conversaram sobre as mesmas e que elas se transformariam em borboletas. Resolveram assim trazer algumas para a sala e colocar em um pote. Para que não morressem de fome colocaram folhas de couve para se alimentarem, pois a árvore de onde caíram é muito alta e não tem como pegar folhas.
Passaram os dias observando as lagartas e perceberam que elas estavam emagrecendo. Em uma segunda-feira, perceberam que haviam morrido. Aí foram feitas indagações a respeito do porquê, uma vez que estavam com folhas para se alimentar.
Uma professora da escola foi até a horta, pegou lagartas que estavam nas folhas da couve e trouxe para eles com a folha da couve. Assim recomeçaram as observações. Viram que devoravam as folhas de couve e que cresciam a cada dia. Certo dia, qual não foi a surpresa! Elas estavam quietinhas em um canto do pote, haviam construído casulos. Todos os dias observavam os casulos no pote, o que demorou mais ou menos uns 15 dias.






O dia que chegaram na sala e descobriram que dos casulos haviam saído borboletas foi uma grande alegria.
A professora passou o vidro de mão em mão na roda e ofereceu uma lupa para que pudessem observar mais detalhes.
Aprenderam além de várias coisas que as borboletas são de espécies diferentes que cada espécie prefere um tipo de planta






Combinaram soltá-las no pátio da escola e se organizaram com instrumentos da bandinha para o evento e assim foi feito como demonstrado nas imagens abaixo.



2 comentários:

  1. Parabéns lindo trabalho amei. ❤️👏👏👏👏👏👏👏❤️

    ResponderExcluir
  2. Adorei acompanhar a turma com a profedora Cida e aux.Marta neste dia ,os alunos ficaram felizes em Ver

    ResponderExcluir