Caixa
de
Matemática
Como
tudo
começou...
Em
04 de Abril de 2008, realizamos uma oficina de matemática, cujo
objetivo era implementar na prática pedagógica, o trabalho com a
matemática na dinâmica da Educação Infantil visando a construção
do conhecimento lógico-matemático. Nos dividimos em grupos e
estudamos. Resgatamos inúmeros momentos de Discussões Pedagógicas
ocorridas anteriormente. Elegemos para nos basear teórica e
praticamente o livro Didática da Matemática na Pré-Escola do
autor Luiz Alberto Dante, Editora Ática e convidamos para este
estudo Piaget, Vigotsk e Wallon, onde muitas convergências foram
feitas.
Depois
deste grande momento, várias experiências aconteceram e a hora da
matemática é rotina em nossa Unidade Educacional.
Caixa da Matemática
Trago
hoje a experiência da professora
Nicéia Machado
de Almeida,
que organizou
uma forma
de todas
as crianças
participarem da
roda da
matemática.
Em
reunião, a
professora citada,
explicou aos
pais o
trabalho que
gostaria de
desenvolver, os
objetivos que
trabalharia e
convidou-os a
providenciar um
pote de
sorvete de
plástico, tamanho
dois kg
com alguns
objetos variados
dentro como:
tampinhas de
vários tamanhos
e cores,
objetos de
formas, pesos
diversos, pequenos
brinquedos, numerais,
formas geométricas
etc. Ela
providenciou um
canto da
sala onde
todas as
caixinhas ficariam
guardadas, nomeou
todas elas
para facilitar
a distribuição
que ora
pode ser
feita pela
professora, ora
pela própria
criança que
a pega,
conforme combinado.
Neste
ano outras
turmas aderiram
ao projeto
e a
maioria dos
pais enviou
as caixas
já identificadas.
CAIXA DA
MATEMÁTICA -
como
trabalhar
1º
Traçar combinados
como:
-A
atividade se
dá na
roda.
-As
pernas devem
estar cruzadas
para que
a criança
a tenha
no colo
e ainda
tenha um
espaço para
colocar os
objetos logo
a sua
frente, conforme
solicitação da
professora.
-Após
a caixa
ser destampada,
sua tampa
deverá ficar
sob a
mesma, no
colo.
-Pegar
o conteúdo
da caixa
quando for
solicitado.
2º
No primeiro
dia deixar
as crianças
manusearem livremente
para saberem
o que
contém sua
caixa.
OBS:
O apoio
da Auxiliar
de Educação
deve ser
constante.
Deve ser
promovido a
colaboração entre
os colegas,
que devem
ajudar aqueles
que não
estejam conseguindo.
A avaliação
deve ser
diária.
A
professora deve
providenciar uma
caixa para
a criança
que eventualmente
a família
não tenha
enviado. Deve
ainda enriquecer
alguma que
esteja precisando.
A professora citada ofereceu uma oficina aos professores da Unidade Educacional no dia 30 de março de 2012, demonstrando o passo a passo e objetivos do trabalho desenvolvido.
A professora citada ofereceu uma oficina aos professores da Unidade Educacional no dia 30 de março de 2012, demonstrando o passo a passo e objetivos do trabalho desenvolvido.
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