O Trabalho se deu da seguinte forma: fizemos um grupo com 7 crianças de cada turma no laboratório e apresentei
3 tipos de jornal. Passamos suas páginas e conversamos sobre os mesmos: seus nomes, para que servem, o que vemos nos mesmos.
No encontro seguinte as crianças sugeriram nomes, o que foi levado para a sala de aula e votado pelo restante da turma. No primeiro turno o nome ganhador foi: Os Pequenos Jornalistas e no segundo: Clube das Crianças do Cirandinha.
Conversamos
sobre o que colocaremos no nosso jornal e ficou decidido que constaria notícias da escola, os acontecimentos das salas de aula e uma coluna recreativa. Nas duas turmas optaram por uma história em quadrinhos. O turno da manhã acrescentou um jogo dos 7 erros e o turno da tarde um labirinto, o que foi desenhado pelas crianças.
Em outro momento as crianças foram a todas as salas entrevistando as professoras sobre o que está sendo trabalhado e tiraram fotos do que interessaram. A implementadora registrava o que elas falavam
Foram também à secretaria da escola e entrevistaram as diretoras.
A implementadora digitou as anotações e leu para os alunos que escolheram os títulos para as mesmas. Em seguida, com apoio de filipetas, digitaram os títulos e inseriram as fotos que mais gostaram. A implementadora os ajudou a redimensionar as mesmas.
Ao conversar com as turmas como fazer o lançamento do jornal, elas sugeriram vender os exemplares e após algumas opiniões combinamos que o valor seria R$0,10 (dez centavos). Escrevemos juntos o bilhete que convidaria os pais para o lançamento.
Os próximos números serão feitos com outras crianças para oportunizar a todos o envolvimento com o trabalho.
Alguns momentos do lançamento com a programação:
Alguns momentos do lançamento com a programação:
Abertura da direção.
Hino Nacional
Fala da Implementadora
Fala das Crianças Venda dos mesmos em uma banca montada no pátio da escola.
O sucesso foi tanto que foi preciso imprimir mais ou menos setenta exemplares além dos 150 impressos para o lançamento.
Como entramos em recesso, no retorno decidiremos o que fazer com o dinheiro.
Ao voltarmos do
recesso, contamos o dinheiro e combinamos que faríamos outra edição
para termos mais dinheiro e comprarmos livros com o mesmo. Assim foi
feito. Outras crianças participaram desta edição também
fotografando, entrevistando, desenhando e vendendo. Isto no primeiro
turno, porque no 2º turno a turma da sala vermelha da professora
Raquel Rosa fez uma excursão a Taubaté, ao sítio do Picapau
Amarelo, o que foi muito rico e queriam dividir o aprendizado com
toda a comunidade. Fizemos assim uma edição especial contando o que
aprenderam lá.
Com o montante
arrecadado pudemos comprar os livros como ilustrado abaixo e montamos
um pequeno clube do livro no qual cada dia uma criança levaria um
dos livros para “ler” em casa. Para isto foi feito uma planilha
com os nomes dos livros e das crianças visando o controle de quem
levou e devolveu.
Não postarei o jornal finalizado por estar em pdf e não consegui postar neste blog este tipo de arquivo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário