Entre várias
atividades, durante o ano de 2016, ressalto aqui o trabalho com
animação, que explora novas possibilidades para o trabalho na área
da informática educativa. Como nas outras escolas da rede,
trabalhamos com o Sistema Operacional Linux/VRLivre. O programa
utilizado para o trabalho com animação foi o MUAN. Também foi
necessário o Audacity para cortar as músicas que fizeram fundo nas
mesmas, o Impress para a colocação dos créditos nas imagens que
abriram ou fecharam as animações propriamente dita e o editor de
vídeo, Avidemux para colocar o fundo musical.
Para a animação,
além da criatividade, exploramos atenção, concentração, controle
motor, a habilidade de trabalhar em grupo, mais envolvimento com
tecnologia e criação.
O trabalho começou
com a apresentação para os mesmos de um recurso do aplicativo
Gcompris, do nosso Linux Educacional/VRLivre, onde é permitido criar
animação com os imagens constantes no aplicativo citado.
Por se tratar de
crianças com a faixa etária de 5, 6 anos, pois trabalhei com os
segundos períodos, apresentei as ferramentas aos poucos.
Em outro encontro
apresentei o recurso do programa que leva as figuras a se
movimentarem sozinhas. Assim criaram vários animações.
Combinamos que
faríamos uma animação utilizando a câmera fotográfica e os temas
se basearam em projetos mais significativos que trabalharam durante o
ano.
Para que todos
participem do trabalho em todas as fases combinei com as professoras
que viriam quatro ou cinco de cada vez. Na sala com a turma toda dei
uma explicação geral sobre o que faríamos. No laboratório com
para os primeiros apresentei o trabalho no concreto. Uma ou duas
crianças movimentam os objetos que serão animados, conforme o
trabalho, pois quando eram muitos os objetos a serem movimentados,
pedi que duas crianças o fizessem, enquanto outra fotografava. Eram
de sete a dez fotos por criança. Após esta quantidade trocamos,
quem fotografou,passou a movimentar e quem movimentou fotografou.
Quando duas terminaram foram para a sala de aula e a professora
enviou mais dois que ao chegar observou o trabalho dos colegas e em
seguida colocou a mão na massa. Assim sendo, não precisei de
explicar o tempo todo o trabalho e todos participaram.
Uma das turmas que
trabalhou com a preservação da natureza, fez o trabalho baseado no
assunto. A história se passa em uma área com muitas “tartarugas”
que passeiam. Existe uma estrada que passa pelo local e visando a
preservação é sinalizada para que os motoristas tenham mais
cautela. As crianças construíram as árvores, as placas de
sinalização e o cenário.
A História se chama: “O Passeio das Tartarugas” e foi construída
pela turma da professora Elaine Sampaio, do 2º período, do 2º
turno.
Para a turma da
professora Raquel Rosa, que está muito interessada em leitura,
inclusive com umas cinco crianças lendo, sugeri fazermos um trabalho
com o alfabeto. O projeto que mais os entusiasmou foi “Regiões do
Brasil” e a região preferida foi a do Nordeste. Unimos assim o
conhecimento das letras e o forró nordestino e assim surgiu o “Forró
das Letras.”
Visando
proporcioná-los diferentes formas de fazer animação com o recurso
stop motion, convidei a turma da professora Carina para
trabalharmos com desenho e o tema da preferência deles foi o conto
de fadas. Escolheram “A Cinderela”. A professora recontou a
história e uma das crianças foi eleita pela turma para fazer o
desenho.
O processo foi o mesmo utilizado nas outras turmas.
O processo foi o mesmo utilizado nas outras turmas.
Para a turma da
professora Deborah propus um trabalho com massinha e como estavam
muito interessados nos personagens das lendas, escolheram fazer uma
animação com o personagem da mula sem cabeça.
Stop Motion que
pode ser traduzido como “movimento parado” é uma técnica que
utiliza a disposição sequencial de fotografias diferentes de um
mesmo objeto inanimado para simular o seu movimento. Estas
fotografias são chamadas de quadros e normalmente são tiradas de um
mesmo ponto, com o objeto sofrendo uma leve mudança de lugar, afinal
é isso que dá a ideia de movimento.
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