A
professora Andrelina Euzébio de Paulo Lopes utilizou o dominó em
grupo e na roda.
Primeiramente
as crianças observaram as peças comentando sobre a linha que as
divide em duas partes. Sobre as peças com a mesma quantia nos dois lados, sua utilidade no jogo e ainda como usá-la. Recordaram
também as regras do jogo vistas em outro momento não presenciado
por mim, uma vez que não foi a primeira vez que fizeram a atividade
citada.
Em seguida
exploraram as quantidades de tampinhas de cada peça, relacionando
com a escrita do numeral equivalente. Comentaram que cada quantidade
estava relacionada a uma cor.
Viraram as
cartas e uma das crianças as misturou.
Contaram
quantas peças havia e a professora desafiou-os a dizer como montar o
numeral percebido utilizando as unidades já exploradas.
Cada
criança foi convidada a pegar uma peça e as que sobraram ficaram
para compra.
Em seguida
começou o jogo.
Uma das
crianças da roda jogou uma peça e em seguida o da direita deu
continuidade ao mesmo.
Quando não
tinha peça que encaixasse, comprava uma entre as separadas para
tal.
E assim o jogo prosseguiu. Após todas peças terem sido encaixadas todos comemoraram.
Finalmente
colocaram os numerais em ordem de 1 a 6.
Assim
sendo, na utilização do jogo citado, trabalharam cores, quantidades
e suas comparações, leitura de numerais; respeito às regras,
observação e atenção.
Nenhum comentário:
Postar um comentário