Projeto: As Regiões do
Brasil ( período de 03/03 à 15/04/2016)
Sudeste
A professora Raquel Rosa de Campos Toledo, do 2º Período
iniciou o projeto após uma criança mostrar sua agenda e falar que lá tinha um
mapa. A professora então questionou aos amigos se sabiam o que era e para que
servia. Como não souberam a resposta, iniciaram o Projeto “As
Regiões do Brasil”. Começaram pela região Sudeste. A professora pediu que pesquisassem em casa
informações sobre as regiões.
Relatos da professora: Chegou um mapa do Brasil com as
divisões das regiões. Apresentei cada uma delas e descobrimos que no total são
cinco: Sudeste, Norte, Nordeste, Centro-oeste e Sul.
Combinamos começar a estudar pela
região Sudeste.
Apresentei o
mapa para cada criança e cada um separou as regiões pintando de cores
diferentes e montando a legenda. Com essa atividade conheceram a função de uma
legenda. Aproveitando a atividade as
crianças localizaram o Rio de Janeiro na região sudeste. Conhecemos também todos os estados dessa
região: Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais e Espírito Santo.
A professora trouxe para sala a
música “O barquinho” apresentando o ritmo Bossa nova. Cantamos a música,
conhecemos a letra e depois fizemos a dobradura do barquinho com ele também conhecemos a letra B.
Com as pesquisas chegaram os nomes de
comidas típicas da região: bolinho de carne, feijoada...Então pesquisamos a receita da
feijoada, descobrimos que é um prato típico de Minas Gerais. A professora leu a
receita e combinaram de fazer esse prato.
Primeiro resolveram fazer um bilhete coletivo para pedir os ingredientes
e pedir autorização do responsável para fazer o passeio a casa de uma colega
onde comeríamos o prato típico.
BILHETE COLETIVO
Feijoada
Aproveitamos para conhecer a
letra F de feijoada, com a parlenda (um dois,feijão com arroz...)
Enquanto aguardávamos nosso passeio
pesquisamos no site da Nova Escola as brincadeiras regionais: briga de galo,
laranjas-maduras, Dom Frederico, Caracol,
Após aprender as regras das
brincadeiras brincamos durante a recreação na área externa.
Outra atividade sugerida pela professora foi uma pesquisa dos ritmos musicas da região. Foram para o Laboratório de Informática e descobriram que os ritmos mais
tocados são Bossa nova, Pagode e Samba.
A professora trouxe uma música
para cada ritmo Bossa Nova (Garota de Ipanema), Pagode (Caraca Moleke) e Samba
(O coisinha do pai).
Aprendemos as letras das músicas e percebemos
as diferenças nos ritmos.
Descobrimos que o chocalho é um
instrumento muito tocado nas músicas de Samba e pagode e resolvemos
confeccionar o instrumento. A professora
pediu para que trouxessem de casa sementes, grãos e potes de iogurte vazios.
Combinamos então, fazer uma
apresentação com cada ritmo mais tocado nessa região, samba, pagode e bossa
nova.
Fizemos novamente outro bilhete
combinando a data da apresentação e o traje a ser usado, combinamos assim:
Para a apresentação de Bossa Nova
as meninas desfilaram com traje de banho e os meninos cantaram. No pagode montamos alguns pares que fizeram a
coreografia da dança e os demais colegas cantaram. Já no samba algumas meninas dançaram e os
demais colegas tocam os chocalhos
confeccionados por eles e o pandeiro.
Apresentação - Bossa Nova
REGIÃO NORDESTE
CAIXA
ALFABÉTICA
A
caixa alfabética também foi explorada ao estudarem a região
citada.Após levá-la para casa a Melissa trouxe vários
objetos que iniciam com a letra M do seu nome e criou várias
adivinhas para que os colegas descobrissem os objetos, como por
exemplo: “ O que é, o que é, começa com a letra M e é um dos
meios de transporte mais usados da Região Nordeste?” MOTO.
A
aluna Aurora trouxe de Novidade Embrulhada para a sala um Mapa do
Brasil de quebra-cabeças com as divisões das regiões de acordo com
o nosso projeto:”As regiões do Brasil”.
Gráfico
de Pizza
Ao
trabalharmos com o
projeto: ”As Regiões do Brasil” descobrimos algumas brincadeiras
da Região Nordeste: Morto-vivo, corda, dança das cadeiras, bolinha
de gude, garrafão, pedra, papel e tesoura...
Após
aprendermos as regras de cada brincadeira, as
mesmas foram feitas no pátio externo. Também foi feita
uma votação com as crianças entre quatro brincadeiras da região
nordeste para iniciar um
gráfico. As brincadeiras mais votadas foram: pedra, papel e tesoura,
corda, morto-vivo e dança das cadeiras.
Em
seguida foi
explicado
que o nome de pizza se dá pela
forma redonda do
gráfico e o número de partes é
a quantidade de crianças que votaram, então junto com eles foi
dividido e ao mesmo tempo mostrado e construído a legenda.
Ao
final chegamos a conclusão que a brincadeira preferida da sala
vermelha da Região Nordeste foi a Pedra, papel e tesoura.
ARRAIÁ
NORDESTINO
Estudando
a Região Nordeste descobrimos os principais pratos típicos e resolvemos experimentá-los junto com sua principal festa do
Nordeste, o São João.
Na
preparação do Arraiá foi confeccionado Bandeirinhas para decoração
da sala para nosso Arraiá Nordestino.
ENTREVISTA
COM A MÃE BÁRBARA
A
mãe de nossa Colega Lorena veio nos ajudar a aprender mais coisas
sobre a região Nordeste, pois ela é de origem nordestina. Para que
o aprendizado fosse bem fixado ela trouxe frutas, legumes para que as
crianças experimentassem e percebessem a diferença de uma região
para a outra.
Depois
da entrevista com a mãe da colega de sala e explicações sobre a
Região Nordeste, a professora questionou as crianças sobre o que
tinham aprendido e registrou no blocão.
CANJICA
Um
dos pratos típicos da Região Nordeste. A professora falou para as
crianças a receita e
o modo de preparo e
registrou no quadro branco. (Gênero Textual – Receita)
Ainda
trabalhando com gêneros textuais descobriram que as capas dos
cordéis são feitas de apenas uma cor. Então, resolveram confeccionar em sala uma capa de cordel. Desenho realizado no isopor
com lápis e depois carimbado com tinta guache no papel.
CAPA
CORDEL NORDESTINO FEITO PELAS CRIANÇAS
Feito
em placa de isopor, furado com lápis e pintado com guache marrom.
Carimbado em folha amarela, pois aprendemos que as capas possuem apenas
duas cores a do papel e da tinta.
Após
aprenderem a Literatura de cordel do Nordeste. A professora em
16/05/2016 desafiou as crianças a criarem um cordel da sala vermelha
contando sobre o conteúdo aprendido sobre a região. Primeiro as
crianças foram falando e ela foi registrando no quadro em seguida
tentaram fazer as rimas. (Gênero Textual – Rimas)
O resultado ficou assim:
Minha
terra nordestina
Minha
terra nordestina
Tão
formosa, parece uma menina.
Gosta
de uma festa, vestidos coloridos, de dançar levantando poeira,
Comida
farta, milho cozido na fogueira
O
forró é arredado,
Tem
muito ritmo e gingado.
O
São João é aminado e o Axé é badalado.
Terra
seca ensolarada
Castigada
pela seca, mas com uma gente solidária e abençoada!
Tem
sabor de caju, fruta do conde, suco de jenipapo e melancia.
Brincadeiras
de criança, morto-vivo, bolinha de gude, diversão de noite e de
dia!
Aqui
não tem luxo, cabeça, pé, orelha, tudo vai pra panela.
Quando
mata um boi, se come tudo, da tripa até a costela!
Aqui
tem um povo forte, trabalhador.
Que
ainda criança, aprende a usar sombrinha e roupa comprida pra se
proteger do calor.
Tudo
começa na Bahia, passando por Sergipe e Alagoas.
Paro
pra abastecer minha moto em Pernambuco e vou dormi na Paraíba,
capital João Pessoa.
Rio
Grande do Norte, de bicicleta, até o Ceará.
Pedalando
pelo Piauí , no Maranhão eu vou chegar!
Bilhete
construído coletivamente enviado para casa.
Sr.
Responsável,
A
Sala Vermelha está estudando a Região Nordeste.
Já
aprendemos dessa região: as brincadeiras, comidas, literatura e
danças.
Dia
24/05 (Terça-feira) iremos fazer nosso “Arraiá Nordestino” com
decoração e comidas dessa região. Para poder vivenciar essa
realidade as crianças deverão vir neste dia vestidos com traje
caipira (nordestino).
Desde
já agradecemos por sua participação.
Em
outro momento foi feito outro bilhete envolvendo os pais nas
atividades da sala.
Bilhete
enviado para casa
Sr.
Responsável,
Estudando
nosso projeto: “As Regiões do Brasil”, estamos concluindo a
Região Nordeste. Para fechamento precisamos de sua parceria ajudando
seu filho(a) a construir um boneco gigante de Pernambuco. Até
tentamos iniciar em sala de aula, mas devidos a muitos imprevistos
não tivemos sucesso.
Esses
bonecos serão utilizados posteriormente em exposição do nosso
projeto.
A
data de entrega será 16/06/2016 (quinta-feira) da próxima semana.
Desde
já agradeço por sua compreensão e participação.
Observação:
O trabalho poderá ser realizado em equipe. (favor colocar os nomes).
Os
bonecões de Pernambuco foram feitos e ficaram muito bonitos. O
desfile se deu no dia 29/06/2016 com a presença das crianças das
outras salas, funcionários da escola e responsáveis pelas crianças
da turma.
Foi
apresentado também um cordel e dança de forró, um evento forte na
região.
A alegria das crianças mostrou como gostaram do trabalho e quanto aprenderam.
ResponderExcluir