A
professora Vanessa Herdy, do 2º período, trabalhando gêneros textuais, levou para a
sala de aula tirinhas da Turma da Mônica sem o texto para que as
crianças interpretassem as imagens e conforme as mesmas, criassem os
seus textos.
As
crianças se envolveram muito com o trabalho. A professora apresentou
também um gibi da turma e foram muitos os comentários sobre o que
sabiam. Surgiram indagações sobre os nomes dos animais de estimação
do Cebolinha, do Cascão, do Franjinha; se existiam outros animais de
estimação na turma da Mônica. Para desvendar as interrogações
foi combinado que trariam outros gibis da turma para a sala,
assistiriam vídeos sobre a mesma.
A
partir daí muitas propostas surgiram como: criação de uma lista
com as características dos personagens, construção de quebra-cabeça
com imagens trazidas por eles e montagem de um gibi da turma da Sala
Vermelha.
As
perguntas foram respondidas e para solucionar a montagem do gibi da
turma chegaram à conclusão que poderiam se vestir de personagens e
tirar fotos.
No
desenvolvimento do trabalho surgiu a idéia de montarem um almanaque
com histórias diversas. Combinaram que a turma seria organizada em
grupos que criariam a história e fariam os personagens.
Assim
após as histórias prontas, combinaram os dias para as fotografias.
O
trabalho foi fotografado pela implementadora de informática e
editado pela mesma e pela professora da turma.
O
resultado foi um almanaque que cada criança dedicou para alguém
importante em sua vida, lançou em uma manhã de autógrafo e levou
para sua casa.
Parabéns Gracinha e toda a comunidade escolar! Trabalho de excelência!
ResponderExcluir