PROJETO
DE ÁUDIO
SENTA
QUE LÁ VEM A HISTÓRIA
A
Educação Infantil é uma fase escolar importantíssima, uma
das etapas mais importantes do
desenvolvimento das crianças, em seu aspecto físico, intelectual e
socioemocional.
Visando
enriquecer o trabalho, a SMEVR oferece Informática Educativa aos nossos
alunos.
No
Laboratório de Informática neste
ano de 2017, trabalhamos
o projeto “Senta
que Lá Vem a História”.
História é uma atividade que oportuniza trabalhar com diversos Campos do Saber. O campo tecnológico foi explorado com o projeto citado, pois permitiu gravar uma história com as crianças, inserindo sons, ora produzidos por elas ora buscados da internet. As turmas envolvidas escolheram a história que gostariam de explorar.
História é uma atividade que oportuniza trabalhar com diversos Campos do Saber. O campo tecnológico foi explorado com o projeto citado, pois permitiu gravar uma história com as crianças, inserindo sons, ora produzidos por elas ora buscados da internet. As turmas envolvidas escolheram a história que gostariam de explorar.
No encontro inicial a
implementadora contou a história, recontou e explorou a
interpretação da mesma junto com as crianças.
Em outro momento analisamos cada
cena refletindo sobre como iríamos produzir os sons necessários.
Combinamos também quem seriam os personagens da história, que foi
novamente recontada.
Tivemos um encontro em que a
criança que seria a narradora recontou a história para seus colegas.
Em outro momento, gravamos a título de perceber como se dá o trabalho, utilizando o Editor de áudio Audacity.
Foi mostrado para as crianças como cortamos trechos que não foram gravados adequadamente como: barulhos inesperados que não condizem com a história, gravações que não ficaram boas etc utilizando o programa citado.
Em outro momento, gravamos a título de perceber como se dá o trabalho, utilizando o Editor de áudio Audacity.
Foi mostrado para as crianças como cortamos trechos que não foram gravados adequadamente como: barulhos inesperados que não condizem com a história, gravações que não ficaram boas etc utilizando o programa citado.
Finalmente gravamos a história
que foi editada pela implementadora, incluindo sons como porta que se
abre, sons de passos, de mar etc.
As primeiras histórias foram
gravadas utilizando o notebook, mas a última foi gravada utilizando
o gravador de voz de celular o que foi sugerido pela Ana Paula,
Coordenadora do Projeto Informática Aplicada à Educação de Volta
Redonda. A qualidade do som e altura ficaram muito melhores.
As duas primeiras gravações
foram apresentadas nas salas para as crianças de outras turmas.
A terceira e última do ano foi
apresentada no Laboratório para pais das crianças envolvidas e para
as outras turmas.
Os pais enviaram mídias de cd-R e, assim, as histórias foram gravadas e as crianças puderam levar o resultado do trabalho para casa.
Os pais enviaram mídias de cd-R e, assim, as histórias foram gravadas e as crianças puderam levar o resultado do trabalho para casa.
Nenhum comentário:
Postar um comentário