“A literatura infantil é um caminho que leva a criança a desenvolver a imaginação, emoções e sentimentos de forma prazerosa e significativa. É importante para a formação de qualquer criança ouvir muitas e muitas histórias, pois é através dos livros e contos infantis que a criança assimila a importância de ouvir, contar e recontar. De acordo com Abramovich (2009, p.14), “escutá-las é o início da aprendizagem para ser um leitor, e ser leitor é ter um caminho absolutamente infinito de descoberta e de compreensão do mundo”.
Incentivar a formação do hábito de leitura na idade em que todos os hábitos se formam, isto é, na infância, é muito importante. Neste sentido, a literatura infantil é uma peça fundamental para o desenvolvimento cognitivo e social da criança, sendo que cada criança é um ser particular, cada uma possui suas dificuldades e limitações; exerce papel essencial na aprendizagem. É importante entender como se dá o processo de formação da leitura. Pais e docentes precisam saber como podem estimular este processo que será significativo por toda a vida. A influência dos pais na formação de leitores é grande porque eles são grandes incentivadores na formação dos hábitos na criança que estarão presentes desde a infância até a velhice, além do contato com o livro e a rica aprendizagem, surge aí o gosto pela leitura.” Trecho do blog da Geralda
Bettelheim (1980, p. 15) ressalta que: Os contos de fadas proporcionam diversos sentimentos na criança como fantasia, medo, alegria e tristeza, o que é importante para a criança aprender a lidar com estas emoções.
Segundo Gilda Rizzo ouvir histórias é uma das atividades mais importantes do currículo pré-escolar e deve ser uma das atividades de rotina, pois desenvolve atenção, imaginação, observação, memória, reflexão e linguagem. A contação de histórias pode visar vários objetivos e utilizar de várias técnicas.
Hoje venho apresentar uma utilizada pela professora Carina do primeiro período 2, do primeiro turno com o objetivo de detonar o projeto “Animais em Perigo” (em extinção). Ela se vestiu de Chapeuzinho Vermelho e contou a história: “A verdadeira história de Chapeuzinho Vermelho”. Nela aparece a carta que o lobo escreveu para a Chapeuzinho Vermelho pedindo ajuda para se tornar bom. A professora aproveitou e explorou gênero textual escrevendo com a crianças a resposta à carta do lobo e convidando-o para visitar a escola. As crianças estão ansiosas pela resposta.
Parabéns pelo comprometimento e organização!
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