terça-feira, 7 de agosto de 2012

Feijão se transforma em projeto na Educação Infantil

No J.I.M. Cirandinha, cidade de Volta Redonda, RJ, trabalhamos com a Pedagogia de Projetos, onde as crianças constroem o seu aprendizado. Certo dia... a professora Andrelina Euzébio de Paulo Lopes contou a História: “ João, o pé de feijão” que narra a germinação do mesmo. No dia seguinte uma das crianças trouxe de casa alguns grãos para a sala e estes passaram de mão em mão. O grão da história era preto e o que a criança trouxe também. Aqui nesta região do Estado do Rio de Janeiro o consumo desta espécie de feijão é muito maior, chegando em alguns grandes supermercados encontrarmos muito pouco espaço para outras cores deste grão. Várias indagações surgiram: Existe feijão branco? Existe feijão de outra cor? Por dentro ele também é preto? Será que nasce como o da história? Assim montaram um quadro de cognição com os conhecimentos das crianças (o que sabemos, com as interrogações feitas (o que queremos saber), com o que fariam para responder as interrogações ( O que faremos para saber) e quando fariam cada atividade. Assim caminhou o projeto e uma das atividades foi plantar feijão na horta da escola e em um pote na sala. Tiveram alguns dias de feriado emendado e sol quente. Após observações e registros (que também foram para o quadro na parte da Avaliação, o que aprendemos) concluíram que o da horta não germinou por falta de água e muito sol. O da sala germinou e acompanharam todo o seu desenvolvimento, passando pelo crescimento, floração e frutificação. No dia que ele estava maduro a professora abriu a vagem para que vissem se existia feijão. O brilho dos olhos e a gritaria de alegria com a nova descoberta deixou a professora emocionada. Decidiram replantar os grãos colhidos na sala. Uma das atividades propostas no quadro de cognição era de fazer uma feijoada e contemplando a parte da orientação curricular Linguagens Artísticas ( O quadro de cognição contempla todas as áreas do conhecimento) apresentariam a história da Dona Baratinha. A feijoada seria o prato do casamento e assim foi feito. As cozinheiras da escola foram envolvidas, pois quando as crianças quiseram saber como se fazia uma feijoada e os ingredientes necessários, foram perguntar para elas. Assim resolveram convidá-las para fazer a feijoada no teatrinho também. As famílias foram envolvidas, cada uma doando um pouco de ingrediente para a feijoada e convidadas para a apresentação e a festa do casamento. No dia de fechamento do projeto vieram todos e a festa foi linda.

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