segunda-feira, 16 de dezembro de 2013

Dominó na Educação Infantil - Algumas possibilidades


A professora Andrelina Euzébio de Paulo Lopes utilizou o dominó em grupo e na roda.
Primeiramente as crianças observaram as peças comentando sobre a linha que as divide em duas partes. Sobre as peças com a mesma quantia nos dois lados, sua utilidade no jogo e ainda como usá-la. Recordaram também as regras do jogo vistas em outro momento não presenciado por mim, uma vez que não foi a primeira vez que fizeram a atividade citada.
Em seguida exploraram as quantidades de tampinhas de cada peça, relacionando com a escrita do numeral equivalente. Comentaram que cada quantidade estava relacionada a uma cor. 
Viraram as cartas e uma das crianças as misturou.


Contaram quantas peças havia e a professora desafiou-os a dizer como montar o numeral percebido utilizando as unidades já exploradas.

Cada criança foi convidada a pegar uma peça e as que sobraram ficaram para compra.


Em seguida começou o jogo.
Uma das crianças da roda jogou uma peça e em seguida o da direita deu continuidade ao mesmo.
Quando não tinha peça que encaixasse, comprava uma entre as separadas para tal.

E assim o jogo prosseguiu. Após todas peças terem sido encaixadas todos comemoraram.


  Finalmente colocaram os numerais em ordem de 1 a 6.

Assim sendo, na utilização do jogo citado, trabalharam cores, quantidades e suas comparações, leitura de numerais; respeito às regras, observação e atenção.




Nenhum comentário:

Postar um comentário