terça-feira, 29 de novembro de 2016

Animação na Pré-escola


Entre várias atividades, durante o ano de 2016, ressalto aqui o trabalho com animação, que explora novas possibilidades para o trabalho na área da informática educativa. Como nas outras escolas da rede, trabalhamos com o Sistema Operacional Linux/VRLivre. O programa utilizado para o trabalho com animação foi o MUAN. Também foi necessário o Audacity para cortar as músicas que fizeram fundo nas mesmas, o Impress para a colocação dos créditos nas imagens que abriram ou fecharam as animações propriamente dita e o editor de vídeo, Avidemux para colocar o fundo musical.
Para a animação, além da criatividade, exploramos atenção, concentração, controle motor, a habilidade de trabalhar em grupo, mais envolvimento com tecnologia e criação.
O trabalho começou com a apresentação para os mesmos de um recurso do aplicativo Gcompris, do nosso Linux Educacional/VRLivre, onde é permitido criar animação com os imagens constantes no aplicativo citado.
Por se tratar de crianças com a faixa etária de 5, 6 anos, pois trabalhei com os segundos períodos, apresentei as ferramentas aos poucos.
Em outro encontro apresentei o recurso do programa que leva as figuras a se movimentarem sozinhas. Assim criaram vários animações.
Combinamos que faríamos uma animação utilizando a câmera fotográfica e os temas se basearam em projetos mais significativos que trabalharam durante o ano.
Para que todos participem do trabalho em todas as fases combinei com as professoras que viriam quatro ou cinco de cada vez. Na sala com a turma toda dei uma explicação geral sobre o que faríamos. No laboratório com para os primeiros apresentei o trabalho no concreto. Uma ou duas crianças movimentam os objetos que serão animados, conforme o trabalho, pois quando eram muitos os objetos a serem movimentados, pedi que duas crianças o fizessem, enquanto outra fotografava. Eram de sete a dez fotos por criança. Após esta quantidade trocamos, quem fotografou,passou a movimentar e quem movimentou fotografou. Quando duas terminaram foram para a sala de aula e a professora enviou mais dois que ao chegar observou o trabalho dos colegas e em seguida colocou a mão na massa. Assim sendo, não precisei de explicar o tempo todo o trabalho e todos participaram.
Uma das turmas que trabalhou com a preservação da natureza, fez o trabalho baseado no assunto. A história se passa em uma área com muitas “tartarugas” que passeiam. Existe uma estrada que passa pelo local e visando a preservação é sinalizada para que os motoristas tenham mais cautela. As crianças construíram as árvores, as placas de sinalização e o cenário.
A História se chama: “O Passeio das Tartarugas” e foi construída pela turma da professora Elaine Sampaio, do 2º período, do 2º turno. 





Para a turma da professora Raquel Rosa, que está muito interessada em leitura, inclusive com umas cinco crianças lendo, sugeri fazermos um trabalho com o alfabeto. O projeto que mais os entusiasmou foi “Regiões do Brasil” e a região preferida foi a do Nordeste. Unimos assim o conhecimento das letras e o forró nordestino e assim surgiu o “Forró das Letras.”



Visando proporcioná-los diferentes formas de fazer animação com o recurso stop motion, convidei a turma da professora Carina para trabalharmos com desenho e o tema da preferência deles foi o conto de fadas. Escolheram “A Cinderela”. A professora recontou a história e uma das crianças foi eleita pela turma para fazer o desenho.


O processo foi o mesmo utilizado nas outras turmas.
Para a turma da professora Deborah propus um trabalho com massinha e como estavam muito interessados nos personagens das lendas, escolheram fazer uma animação com o personagem da mula sem cabeça.

 


Stop Motion que pode ser traduzido como “movimento parado” é uma técnica que utiliza a disposição sequencial de fotografias diferentes de um mesmo objeto inanimado para simular o seu movimento. Estas fotografias são chamadas de quadros e normalmente são tiradas de um mesmo ponto, com o objeto sofrendo uma leve mudança de lugar, afinal é isso que dá a ideia de movimento.

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