quinta-feira, 11 de outubro de 2018

O que tem no folclore?


A unidade educacional C.M.E.I. Cirandinha promoveu uma festa folclórica com o objetivo de fortalecer os laços da família com a escola.
Assim que os alunos da professora Carina e da A.E.I Camila souberam da mesma, começaram os questionamentos como: O que é folclore? Por que tem este nome? Assim resolveram estudar sobre o tema e traçaram um projeto e o nome escolhido foi: “ O que tem no folclore?”
No desenrolar do mesmo as crianças conheceram as lendas através de livros e vídeos pesquisados na internet. 
Após conhecerem algumas lendas, ilustraram a sua favorita. Fizeram o reconto e criaram algumas histórias coletivas usando os personagens do folclore. Também ouviram e dramatizaram músicas do folclore brasileiro como: Terezinha de Jesus, Linda Rosa Juvenil e Boto Cor de Rosa.
Elaboraram na sala um bilhete para os responsáveis pedindo a colaboração do envio de algum material referente ao folclore. As crianças trouxeram pipas, telefone sem fio e algumas sugestões de músicas e brincadeiras.
Na sala fizeram uma lista de brincadeiras para brincarem no pátio e assim a cada dia a turma votava em uma das brincadeiras da lista para utilizar no momento da recreação.
Na roda de conversa diante de diversos convites trazidos pela professora, criaram um enviar aos pais e apresentar um pouco do que aprenderam com o projeto.
Criaram uma história coletiva: “O Curupira” 

 

e a apresentaram para os pais e outras turmas da Unidade Educacional. 
Além da história dramatizaram duas músicas: A linda Rosa Juvenil




 

e Terezinha de Jesus 



 

e ainda cantaram a música “O Boto Cor de Rosa” em uma versão interpretada por Xuxa.




Nenhum comentário:

Postar um comentário