sexta-feira, 13 de abril de 2012

Caixa da Matemática




Caixa de Matemática
Como tudo começou...
Em 04 de Abril de 2008, realizamos uma oficina de matemática, cujo objetivo era implementar na prática pedagógica, o trabalho com a matemática na dinâmica da Educação Infantil visando a construção do conhecimento lógico-matemático. Nos dividimos em grupos e estudamos. Resgatamos inúmeros momentos de Discussões Pedagógicas ocorridas anteriormente. Elegemos para nos basear teórica e praticamente o livro Didática da Matemática na Pré-Escola do autor Luiz Alberto Dante, Editora Ática e convidamos para este estudo Piaget, Vigotsk e Wallon, onde muitas convergências foram feitas.
Depois deste grande momento, várias experiências aconteceram e a hora da matemática é rotina em nossa Unidade Educacional.

Caixa da Matemática
Trago hoje a experiência da professora Nicéia Machado de Almeida, que organizou uma forma de todas as crianças participarem da roda da matemática.
Em reunião, a professora citada, explicou aos pais o trabalho que gostaria de desenvolver, os objetivos que trabalharia e convidou-os a providenciar um pote de sorvete de plástico, tamanho dois kg com alguns objetos variados dentro como: tampinhas de vários tamanhos e cores, objetos de formas, pesos diversos, pequenos brinquedos, numerais, formas geométricas etc. Ela providenciou um canto da sala onde todas as caixinhas ficariam guardadas, nomeou todas elas para facilitar a distribuição que ora pode ser feita pela professora, ora pela própria criança que a pega, conforme combinado.
Neste ano outras turmas aderiram ao projeto e a maioria dos pais enviou as caixas identificadas.
CAIXA DA MATEMÁTICA - como trabalhar

Traçar combinados como:
-A atividade se na roda.
-As pernas devem estar cruzadas para que a criança a tenha no colo e ainda tenha um espaço para colocar os objetos logo a sua frente, conforme solicitação da professora.
-Após a caixa ser destampada, sua tampa deverá ficar sob a mesma, no colo.
-Pegar o conteúdo da caixa quando for solicitado.

No primeiro dia deixar as crianças manusearem livremente para saberem o que contém sua caixa.
OBS: O apoio da Auxiliar de Educação deve ser constante.
Deve ser promovido a colaboração entre os colegas, que devem ajudar aqueles que não estejam conseguindo.
A avaliação deve ser diária.
A professora deve providenciar uma caixa para a criança que eventualmente a família não tenha enviado. Deve ainda enriquecer alguma que esteja precisando.









A professora citada ofereceu uma oficina aos professores da Unidade Educacional no dia 30 de março de 2012, demonstrando o passo a passo e objetivos do trabalho desenvolvido.


Nenhum comentário:

Postar um comentário