quarta-feira, 4 de abril de 2012

Pintura a dedo, o que é isto?


Pintura a dedo

É mais uma das atividades que fazem parte do nosso dia a dia.
É um eficiente recurso para desenvolver a coordenação motora e visual-motora, além do ritmo, harmonia, experiências táteis, de movimento e noções de textura de massas. Propicia a descarga de energias e acalma os mais agitados. É um excelente recurso para exercitar os movimentos da mão para o aprendizado da escrita. O trabalho é feito utilizando o dedo para dar forma ou traço do desenho ou palavra.
Uma mesa deve ser reservada para este fim próximo a um balde com água para que as crianças possam lavar as mãos e limpar seu lugar. A atividade deve ser executada em pé para ter mais liberdade dos movimentos.
As crianças pegam uma colher com a tinta e espalha em uma parte da mesa, traça o desenho com os dedos. Em seguida lavam as mãos, pegam uma folha de papel em branco e coloca sobre seu desenho, assim ela retira da mesa seu desenho que coloca para secar em um varal. Este trabalho depois de seco pode ser enriquecido com giz de cera, pintando os espaços onde passou o dedo. Caso vá traçar seu nome ou alguma outra palavra a mistura deve ser colocada na folha e trabalhada aí para não ficar espelhada.
 A receita é simples:
Faça um mingau com farinha de trigo não muito grosso, pois quando esfria engrossa um pouco mais, coloque em uma tigelinha. Pode ser colorida com guache da cor escolhida pela professora. Pode ser a cor que esteja trabalhando na semana ou outro critério segundo seus objetivos.





Nenhum comentário:

Postar um comentário