sexta-feira, 23 de agosto de 2013

Sólidos Geométricos na Educação Infantil


A professora Vanessa  Herdy do 1º período, também trabalhou em sala com os sólidos geométricos visando que as crianças compreendessem suas propriedades básicas, conhecessem os nomes de alguns deles, identificassem suas diferenças e semelhanças a partir da observação e exploração dos materiais presentes no seu cotidiano (sucatas) e ainda reconhecessem que os sólidos geométricos são formados pela composição de figuras planas.
Para tal apresentou a esfera, o cilindro, o cone, o cubo, paralelepípedo e a pirâmide.
Observaram e analisaram cada um. Depois separaram sucatas em cada elementos dos sólidos. Viram os que rolam e os que não rolam etc. 



Em seguida, fizeram a planificação de cada um. Manipularam os sólidos e suas planificações, podendo assim observar cada detalhe.

 
 As crianças planificaram o cilindro


                                       e também o paralelepípedo


Viram ainda a construção e reconstrução do cubo.



Fizeram também um jogo, uma adaptação do "Batata Quente". Enquanto cantavam, passavam de mão em mão uma sacola com os sólidos geométricos estudados. Quando a música parava, a criança que estivesse com a sacola nas mãos deveria pegar um sólido e dizer seu nome.

  Por último as crianças criaram duas histórias seriadas com os mesmos e ilustraram.
                                     As meninas criaram a que se encontra ilustrada abaixo:
Era uma vez um Senhor Redondo que estava passeando na floresta.
No caminho encontrou o Senhor Chapéu. Eles se cumprimentaram e foram passear juntos.
No meio da floresta acharam um castelo.
Eles entraram lá dentro e tinha uma cama que era da princesa. Eles deitaram nela, pois estavam muito cansados e dormiram um tempão.
 
Derrepente, a Dona Televisão deu um espirro tão forte e ligou no volume tão alto que acordou o Senhor Redondo e o Senhor Chapéu assustados.
A princesa chegou e encontrou-os em seu quarto e perguntou quem eram e o que estavam fazendo lá.
O Senhor Redondo explicou que estavam passeando na floresta, encontraram o castelo, entraram nele e acabaram dormindo na cama, pois estavam muito cansados. Depois de tudo resolvido a princesa chamou-os para brincar no castelo.
Foi criada ainda outra história pelos meninos que não queriam falar de princesa mas de dinossauros. O nome é "O pique-esconde dos dinossauros" que não se encontra ilustrada aqui.












 


2 comentários: