sexta-feira, 1 de dezembro de 2017

Turma da Mônica no Processo de Construção da Leitura e Escrita


A professora Vanessa Herdy, do 2º período,  trabalhando gêneros textuais, levou para a sala de aula tirinhas da Turma da Mônica sem o texto para que as crianças interpretassem as imagens e conforme as mesmas, criassem os seus textos. 
 
 
 
 
As crianças se envolveram muito com o trabalho. A professora apresentou também um gibi da turma e foram muitos os comentários sobre o que sabiam. Surgiram indagações sobre os nomes dos animais de estimação do Cebolinha, do Cascão, do Franjinha; se existiam outros animais de estimação na turma da Mônica. Para desvendar as interrogações foi combinado que trariam outros gibis da turma para a sala, assistiriam vídeos sobre a mesma.
A partir daí muitas propostas surgiram como: criação de uma lista com as características dos personagens, construção de quebra-cabeça com imagens trazidas por eles e montagem de um gibi da turma da Sala Vermelha.
As perguntas foram respondidas e para solucionar a montagem do gibi da turma chegaram à conclusão que poderiam se vestir de personagens e tirar fotos.
No desenvolvimento do trabalho surgiu a idéia de montarem um almanaque com histórias diversas. Combinaram que a turma seria organizada em grupos que criariam a história e fariam os personagens.
Assim após as histórias prontas, combinaram os dias para as fotografias.
O trabalho foi fotografado pela implementadora de informática e editado pela mesma e pela professora da turma.
O resultado foi um almanaque que cada criança dedicou para alguém importante em sua vida, lançou em uma manhã de autógrafo e levou para sua casa. 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
  














  













Um comentário: